Espaço Inspire Saúde

medicina integrativa
medicina-integrativa
"]

O QUE É MEDICINA INTEGRATIVA

Medicina Integrativa é a manutenção ou melhora da saúde e bem estar através da integração do que há de melhor na medicina tradicional e terapias complementares que tenham comprovações científicas.

Essa é uma das definições possíveis para medicina integrativa.

Ao meu ver, medicina integrativa é o uso do melhor conhecimento disponível para cuidar da saúde e bem estar da pessoa de forma não invasiva, tendo base em segurança e evidências científicas.

Eu gosto muito de afirmar que a medicina integrativa cuida da sua saúde ao invés de cuidar da sua doença.

Entender a pessoa como o conjunto entre seu corpo, sua mente e seu espírito é muito importante pois o resultado é um diagnóstico mais detalhado e completo, que auxiliará na escolha do processo de tratamento integrativo mais apropriado para a saúde cada pessoa.

Eu trabalho há anos com terapias complementares não invasivas, e o ceticismo por causa de crenças diversas, tanto a nível de conhecimento técnico e até mesmo religioso, foi algo que tive que lidar para poder cuidar da saúde e bem estar dos meus pacientes.

Mas hoje, com a propagação e acesso ao conhecimento, mais e mais pessoas me procuram para saber sobre os tratamentos de saúde e diagnósticos que faço no meu espaço de saúde, o resultado disso é que o grande avanço da medicina integrativa na sociedade.

Além dos tratamentos utilizados pela medicina tradicional, a medicina integrativa também se utiliza de práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, atenção plena, uso de fitoterápicos, tecnologia quântica, tudo que trouxer benefício para a saúde física, mental e emocional da pessoa.

Eu, assim como médicos e outros terapeutas, faço uso da medicina integrativa somente com tratamentos que foram seriamente investigados e comprovem segurança e efetividade ao meu paciente. Para pacientes com câncer e sobreviventes do câncer, algumas modalidades integrativas podem ajudar em alguns dos efeitos colaterais do câncer e no tratamento do câncer.

imagem de divulgacao o 4ª tratamento com link para pagina

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDICINA INTEGRATIVA?

A importância do uso da medicina integrativa é a garantia da saúde e bem estar físico, mental e espiritual do paciente tanto no processo de cura, bem como no processo de manutenção da sua saúde.

Durante o processo de cura de doenças crônicas ou graves, as técnicas de tratamentos integrativos vão muito além do problema físico, elas tratam a mente e o espirito de maneira a integrar o todo que forma a pessoa.

O que eu quero dizer com isso é que por muitas vezes recebi pacientes extremamente estressados porque estavam em estágios avançados de doenças crônicas como câncer, e por não terem os resultados desejados nos tratamentos perdiam o ânimo de viver e isso afetava ao paciente e a todas as pessoas a sua volta.

Com o tratamentos integrativos cuidamos de tudo que esteja ao nosso alcance para trazer qualidade de vida ao paciente.

Para manutenção de uma saúde forte e resistente, os tratamentos integrativos promovem o equilíbrio entre corpo, mente e espirito para manter a pessoa ativa e com todo seu potencial de saúde.

No início de 2021 recebi um email de uma mãe, a senhora Rosane Neves, pedindo ajuda pois não conseguia dormir tranquilamente a 1 ano e 10 meses. Ela já tinha passado por diversos médicos, tratamentos e fazia uso de muitos remédios.

Ela veio ao meu espaço de saúde no Rio de Janeiro, e após uma conversa bem longa decidimos que tipo de tratamento iriamos fazer para combater a insônia que ela tinha.

Ela chegou a usar cannabis de forma medicinal para provocar o sono.

Um dos pontos importante da medicina integrativa é o não uso de forma invasivas no combate as doenças do paciente.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer o caso da senhora Rosane Neves.

Com Plano de Saúde de Medicina Integrativa você usufrui de tratamentos com hipertermia, ozonioterapia, biomagnetismo, desintoxicação e muito mais.

O plano de saúde pra cuidar da sua saúde antes de você ficar doente.

Com ele, você tem direito a usufruir de inúmeros tratamentos e exames disponíveis no Espaço Inspire Saúde, durante o período contratado.

Saiba mais

QUAL A DIFERENÇA DA MEDICINA INTEGRATIVA PARA A MEDICINA ALTERNATIVA?

Uma situação que é recorrente comigo é ouvir de novos pacientes que essa medicina alternativa que eu faço é muito boa.

E assim, mais uma vez eu tenho que explicar que não é medicina alternativa e sim integrativa.

Essa terminologia faz uma grande diferença.

A medicina alternativa faz uso de práticas, abordagens e tratamentos de cura que não são utilizados pela medicina convencional. Ou seja, a metodologia utilizada na medicina alternativa não tem fundamentos baseados em evidências científicas.

Vale ressaltar que algumas práticas da medicina alternativa, como o uso de alguns suplementos alimentares, foram validadas por critérios científicos tradicionais.

Já a medicina integrativa, como venho falando aqui, só utiliza tratamentos e diagnósticos que tenham uma comprovação de eficácia confirmada tecnicamente.

A medicina integrativa é a união de conhecimentos de todas as fontes que tenham o interesse e cuidar da saúde bem estar do ser-humano, só que esse conhecimento têm que atenderem os mais altos e mais rígidos critérios de eficácia e segurança.

Algumas faculdades de medicina tradicionais, como as 74 instituições médicas norte-americanasdo Academic Consortium for Integrative Medicine and Health, oferecem formação em tratamentos da medicina integrativa.